Hora do enxoval
- adrianadelimamello
- 3 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Afinal o que comprar para o bebê?

Ah! Isso depende do número de filhos que já têm, hehehe!
Não é incomum na primeira gestação, seja pela empolgação ou ansiedade de todos, comprarmos diversos itens e roupas que muitas vezes nem serão usados.
O intuito não é "cortar o barato" de ninguém, acredito que faz parte de curtir o período de gestação preparar cada detalhe mas...podemos deixar mais leve, nos cobrarmos menos e praticarmos o consumo consciente, que de fato depois nos ajudará muito na criação de nossos filhos.
Já as mães de segunda viagem em diante, por experiência, herança ou “falta de tempo” mesmo, tendem a simplificar e consumir menos, risos, pois já sabem o que foi útil, furada, o que precisam ter em maiores quantidades e o que são supérfluos.
Meu aviso aqui é: FUJAM DAS LISTAS ENORMES DAS LOJAS.
Posso me lembrar do dia em que fui com a Camila (@camilinhaclaro) em uma loja grande fazer a lista do Chá de bebê, e então a funcionária me deu uma lista de 4 páginas...podem calcular que tinham itens até a criança fazer 18 anos? Risos...Nós, duas parteiras, “naturebas”, práticas e simplistas...olhamos uma para a cara da outra and “What??” kkkk. Risquei 3 folhas da lista, e digo nada me faltou e ainda sobrou!!!

Outra maravilha é adquirir itens de brechós, segunda mão e lojas colaborativas, não sei como isso funciona aqui em Portugal ainda, afinal temos lojas de boa qualidade e beeem baratas. Mas, no Brasil em geral as roupas de bebês são bem caras, muitas mães acabam importando do Estados Unidos, o fato é: roupas de bebês são itens que ficam praticamente novos!!
Os pequeninos crescem em escala exponencial e não é incomum perder roupas sem nem mesmo usar, portanto ganhe com felicidade roupas usadas de amigas, familiares ou até mesmo garimpe na internet e em lojas colaborativas/brechós. Da região de onde venho meu coração é da @girapiubrecho, então as mamães Campineiras que passarem por aqui podem espiar lá ; )
Antes de ir às compras reflita! Reflita sobre como pretende cuidar do seu bebê, se pretende que ele durma consigo, se pretende utilizar artigos biológicos, se pretende carrega-lo em babywearing, seu desejo de amamentar, suas experiências anteriores e etc, todos estes pontos irão lhe ajudar no momento de decidir o que comprar ou não.
Desde já digo, o urgente para o bebê é um mamá, uma roupinha, uma fraldinha e um colinho para aquecer <3! Como podem ver estão aí nesta lista de “necessidades básicas” apenas 2 itens materiais, o resto é preparo e cuidado.

Muitas vezes nos preparamos tanto para o parto que nos falta tempo ou atenção para o que vem a seguir: cuidar de si e do bebê! Este período é bem mais longo e repleto de diferentes fases.
Participe de grupos, presenciais ou mesmo virtuais, a internet nos proporciona uma mundo sem fronteiras, leia, pesquise, reflita sobre si e seus desejos e aos poucos desde o enxoval vá construindo a mãe que irá ser <3!
Invista em consultoria ou curso de preparação para cuidados com o bebê e aleitamento, estes considero itens básicos para um enxoval.
No próximo post falaremos das listas, o acredito ser necessário ou não, justificarei porque itens tão comuns não estarão presentes e, falaremos sobre como utilizar outros!
Até mais beijinhos
#gestacao #cuidadoscomobebe #enxoval #PartoRespeitado #doula #euqueroumadoula #partohumanizado #partonormal #partonatural #consumoconsciente #menosemais
Comments